23 de dezembro de 2010

Isso tudo é uma grande palhaçada

Já mencionei anteriormente que o meu filho de 3 anos não enxergava os tons de pele das pessoas, ele apenas enxergava pessoas, não foi?

Pois bem, numa reunião de pais da escola dele, fiquei sabendo de um mal estar ocorrido entre a escola e a mãe de uma aluna por conta da questão das nomenclaturas. Não soube de detalhes mas, resumindo, aconteceu que uma criança de 3 anos (que mora em bairro de classe média em São Paulo e muito raramente vê pessoas negras/ "afro-descendentes"/pretas) percebeu que as novas "tias" eram negras/ "afro-descendentes/pretas e, prontamente, soltou: "Olha! Duas tias pretas!"

Não sei ao certo o que disseram à menina, mas o fato é que ela foi repreendida de tal forma que ficou chorosa, envergonhada e não queria nem conversar sobre o assunto com a mãe. E tudo isso por quê? Porque ela cometeu o desatino, o absurdo de chamar uma pessoa preta de... preta. Uma criança de 3 anos deveria saber muito bem que não se chama preto de preto. Mas ela aprendeu a lição direitinho, tanto que agora costuma dizer que o balde do lixo é moreno!

Bem, depois deste episódio, a escola decidiu introduzir a questão da "diversidade racial" nas atividades dos pequenos. Conclusão, meu filho passou a prestar atenção a isso e já chegou em Salvador perguntando à empregada da avó por que ela era preta e ainda deu-lhe o conselho de usar protetor solar!

É o que eu digo: isso tudo é uma grande palhaçada de negros vitimistas e brancos demagogos.

3 comentários:

  1. Acho que nem preciso salientar que eu concordo (com o texto) em gênero, número e caso morfológico, né?

    ResponderExcluir
  2. Hoje tratei a foto de uma amiga no facebook. ela é negra (afro descendente) e a foto estava muito escura, pouca iluminação no momento do clique. Bem, ela não gostou, disse que ela curtiu a foto justamente por que ressaltava a negritude. Vamos com calma... Uma coisa é valorizar a sua negritude, outra é não querer alterar a sua foto mal batida por incluir isso num hall de racismo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...