15 de outubro de 2010

"A verdade sobre o Activia"

Já há algum tempo que rola pela internet uma mensagem denegrindo (palavra politicamente incorreta) a imagem do meu querido iogurte Activia. Como todas as mensagens desse tipo, ela foi repassada para milhares de pessoas através de blogs e e-mails. A confiança das pessoas na internet faz com que elas assinem embaixo de qualquer coisa que lêem e, imediatamente, compartilhem a informação com o intuito de ajudar ou alertar os amigos. A intenção é boa, acontece que isso mostra um fato triste: as pessoas não analisam, ponderam ou refletem sobre as coisas, elas simplesmente engolem e tomam como verdade. Não sei se isso é ingenuidade ou preguiça, mas é grave. Eu mesma já levei uns dias para ver que uma história absurda que recebi por e-mail era, na verdade, uma crítica a esse tipo de spam. A história é tão ridícula que tenho até vergonha de contar. No meu caso, acho que foi um misto de ingenuidade e preguiça.


Mas, voltando ao assunto do Activia. O texto que circula na net diz que o Activia é feito de fezes humanas e que, por esse motivo, sua propaganda foi proibida pela ANVISA. Uma nutricionista de São Paulo assina embaixo que é para dar mais crédito. No final, somos convidados a fazer um boicote ao produto.


Para começo de conversa, a tal nutricionista não existe. Pelo menos, não tem registro no conselho. Talvez seja alguma estudante de nutrição que descobriu (eureka!) que a bactéria encontrada no Activia também é encontrada nas fezes humanas e, inteligentemente, associou uma coisa a outra, utilizando a lógica do Stevie Wonder (Deus é amor. O amor é cego. Stevie Wonder é cego. Então, Stevie Wonder é Deus.), concluindo então que, para conseguir a tal bactéria era necessário que pessoas doassem gentilmente seus excrementos para a fabricação do produto. Alguém consegue imaginar uma cena dessas?


Outra coisa, a ANVISA chegou a proibir sim o comercial do iogurte, mas por entender que a propaganda poderia induzir as pessoas a utilizarem Activia como remédio ao invés de procurar um médico para detectar possíveis doenças que tenham como sintoma a constipação (nome chique para prisão de ventre).


Qual será o real objetivo dessa mensagem? Será uma tentativa de golpe da Nestlé? Será pura crise de tédio do autor? Bem, eu continuo tomando meu Activia que, além de funcionar, é uma delícia!

7 comentários:

  1. ai Rafa, funcionar funciona, mas uma delícia também é exagero hehehehe... sou mais o meu Dan'Up!

    ResponderExcluir
  2. É, concordo com o LEO: funcionar, funciona... mas delícia?! Não é, não... rsrssrs... brincadeirinha!

    É que já enjoei...
    bjs!
    Visite-me também
    www.textos-e-reflexoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, eu realmente acho uma delícia. Tenho q me controlar p/ não comer muito kkkk. Acho ruim o light, zero, diet, sei lá, mas o integral é muito bom! hehehe

    ResponderExcluir
  4. só não gosto do de ameixa..não rola, mas amo os demais!!

    bjas!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, a Tró ai em cima não curte o ameixa...amanhã levo um no colégio pra ela kkkk
    Eu amo, com ameixa, sem ameixa...do que tiver! Tenho me controlar porque se deixar eu vou tomando....vou tomando!
    Agora falando do assunto circulando...a internet é assim mesmo, há um infinitos de verdades, mentiras, invenções etc. Cabe a nós buscarmos fontes verdadeiras para não nos deixar corromper!
    Bjo com cheiro de café! hummmmmm

    ResponderExcluir
  6. hahahaha eita até a tró do serviço aparece por aqui. Blog bão é assim mesmo!

    bjas!

    ResponderExcluir
  7. Rafa isso se chama falta do que fazer e tem gente que por comodismo/preguiça aceita esse tipo de informação como a verdade absoluta. A internet é uma "mãe" quando bem utilizada, porém em alguns casos torna-se uma arma na mão de quem não sabe usar ou quer de alguma forma prejudicar algo ou alguém!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...