23 de agosto de 2010

Voto Consciente

O horário político OBRIGATÓRIO começou a “ajudar” os eleitores a exercer seu DEVER de votar. Como se não bastasse ter que ouvir a ladainha dos candidatos, somos obrigados a ouvir os apelos dos engajados para que votemos de forma consciente. Para quem não sabe o que é votar consciente, eu explico: é votar no candidato do engajado. Se você votar em qualquer outro candidato, você cairá na enorme lista dos brasileiros que não sabem votar. Se você decidir votar nulo, então, você se tornará um alienado, um desertor, um fraco, alguém que não se importa com o futuro do próprio país.

Pois eu digo que, justamente por me importar com o futuro do meu país, me recuso a ter que escolher entre candidatos como Mulher Pêra, Tiririca, Ronaldo Esper, KLB, Netinho, Maguila, Dinei, Simony, pastores, crias de Enéas, Malufs, Dilmas etc, para me representar.

Os principais candidatos têm um discurso muito bonito. O engraçado é que todos eles querem ganhar os louros pelas mesmas conquistas, pelos mesmos feitos. O povo tem que estudar durante alguns meses sobre nossa história política recente para que possa saber quem está dizendo a verdade. Percebi que a receita dos discursos tem sido uma só: verdade supervalorizada + mentira deslavada. Falo aqui dos candidatos ao Senado, Governo e Presidência. Os candidatos a deputado são todos personagens que têm um único objetivo: tirar onda com nossa cara.

Agora, eu pergunto: como é que figuras desse tipo têm a candidatura aprovada? Que palhaçada é essa? Não existem regras para isso? Como exigir do eleitor seriedade na hora de votar? Por que as pessoas que não concordam com esse circo são marginalizadas?

Eu, de minha parte, não nutro esperança. Independente de quem ganhe, tenho certeza que falcatruas aparecerão, engajados reclamarão, quem é honesto vai virar ladrão e reinará a podridão. Sei que nunca existiu, não existe e nunca existirá um governo perfeito, mas acho que até a imperfeição tem limite.

9 comentários:

  1. Tem sido cada vez mais difícil...

    ResponderExcluir
  2. Bem, qualquer coisa que eu diga terá a suspeita de sair de alguém em busca de votos para o seu candidato. rs

    Não tenho nada contra voto nulo, em geral. Eu mesmo já votei nulo em várias eleições, embora em algumas delas provavelmente eu o fiz porque era a única opção para fugir do estigma de não votar no Partido Único Nacional... rs

    Mas algo eu tenho certeza nesse ano: está em jogo algo muito, mas muito mais importante do que votar no candidato menos pior ou no partido menos corrupto. Principalmente na eleição para o Senado.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu tirei meu título de eleitor e ia dar o meu primeiro voto, pensei pra caramba e acreditei mesmo que tava fazendo a coisa certa. Votei! Nossa, que alegria a minha em saber que estava contribuindo para o futuro de minha nação. Era o meu primeiro voto. E estava a votar para o estado maior. Presidencia da republica. O meu votado ganhou as eleições, foi eleito com uma margem incrível de votos, foi aquela maior festa. Logo depois, eu fui um dos tais a pintar minha cara e ir para as ruas para pedir que o f.d.p fosse deposto do cargo uma vez que ele nem merecia a comida que come.

    No entanto eu poderia dizer que de primeira fiz a maior cagada da histótia (desculpe a experssão pesada). Olhando bem, não fiz besteira não. Quando eu votei, foi consciente, foi coisa pensada e o mais importante, sem influencia externa. Não precisei que me dissessem em que ou o que devo votar.

    Estamos em mais um ano eleitoral e temos que ter mais uma escolha pela frente. Estou em um estado distante do meu e vou apenas votar para presidente. Espero estar fazendo a coisa certa para a presidencia de meu país. E espero ainda que eu, voce e outros aqui façamos a mesma coisa.

    Que o que chegue lá, possa até vir à roubar, mas que faça alguma coisa valida para nosso país.

    Um forte abraço e muita paz, sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah... Lembrando que eu sou um cafeólatra, daqueles que inventa qualquer desculpas para tomar um pretinho rsrsrs, e agora vou ter como tomar meu cafezinho todas as manhãs, lendo teus postes... rsrsrs... Legal!!!

    ResponderExcluir
  5. Clark, vc é um engajado diferenciado: ñ critica o voto nulo. Seus blogs me ajudaram a clarear um pouco a minha visão sobre ideologias políticas, mas, na prática, ñ consigo separar o joio do trigo. Tá tudo misturado. Para pessoas q ñ entendem de política, como eu e a maioria dos brasileiros (inclusive os candidatos), tá muito difícil.

    Q tal escrever sobre essa sua impressão no blog?

    ResponderExcluir
  6. Edmilson,
    Seja bem-vindo! Fique à vontade.

    ResponderExcluir
  7. aff, ta passando o horário político agora e neste momento o Ronaldo Esper..não preciso dizer mais nada,né?
    Concordo com vc! Tô seguindo também...
    bjas! ai, agora a mulher pera entrou, termino por aqui..
    ah, fica a vontade pra me visitar sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com suas palavras!
    A coisa tomou outro rumo, voltado p/ palhaçada mesmo. Lamentável!

    ResponderExcluir
  9. OOOI linda...vi seu blog na comuu, to seguindo viu.. ele ta lindo!
    segue tbm flo? ^^
    um beijo:*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...