1 de julho de 2010

Turista sentimental

Semana passada, recebi a visita de parte da minha família e decidi tirar onda de turista em São Paulo. Os passeios serviram para reafirmar meu prazer e minha satisfação em viver aqui. Depois de 4 anos na cidade, ainda consigo ter aquela sensação típica dos turistas. Tudo é sentido e sentido: o cheiro, o barulho, o silêncio, o movimento, a beleza, os sabores, as cores... São Paulo é A cidade.
Para falar a verdade, Sampa é a minha cidade do coração. Costumo dizer que nasci no lugar errado. Definitivamente, não pertenço a Salvador, nunca me senti inserida, sempre fui uma estranha no ninho. Mas Salvador também não gosta de mim: não gosta da cor da minha pele, do meu gosto musical, da minha cultura (sou 90% euro-descendente), da minha discrição etc. Salvador quase me fez sentir vergonha do que eu sou, quase me fez sentir uma culpa que eu não tenho. Mas isso está parecendo discurso de minoria, e discurso de minoria me entedia.
O que pretendo de fato é fazer uma introdução para o próximo post, onde vou falar um pouquinho dos lugares que visitei. Agora o sono bateu. Amanhã eu volto!

3 comentários:

  1. Olha, eu sou de Curitiba, mas tbm adoro Sampa, é minha cidade do coração, nada se compara a ela. Amo tudo nessa cidade e como vc disse " tudo é sentido e sentido".
    Espero o seu próximo post!!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Rafa, AMO Sampa, de coração, mas sou aquela baiana que não seria feliz longe de Salvador.
    São diferentes d+ as cidades, mas ambas me encantam, cada uma a seu jeito.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa Guerra,
    Fico feliz que tenha encontrado no 'Defenestrando' aquilo que procurava...
    Nossa, como eu queria morar em SP!! Mas infelizmente estou presa a faculdade e minhas intenções de transferências nunca dão certo. :(

    Ps: Achei super digna a descrição do seu blog.

    =*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...