3 de maio de 2010

Orgulho de ser brasileiro... é Fantástico!

Dei muita risada no Fantástico de ontem. Mas ri para não chorar mesmo. Uma série de notícias tristes, como de costume, com destaque especial para a cara-de-pau do povo. Teve de tudo: bebezinhos morrendo em maternidade pública, mancha de óleo no golfo do México, torturadora de criança, gente entupindo o Brasil ainda mais de processos por causa de uma cadela, cerimoniais dando golpe em noivos, enfim, um horror!


Mas a reportagem que me arrancou mais risadas foi a das meninas da UNINGÁ (isso lá é nome de faculdade?). Três meninas de classe média que recebem bolsa integral do ProUni, além de um benefício de R$300 por mês. Tudo ilegal, lógico! A bolsa foi feita para beneficiar estudantes carentes cuja renda familiar não ultrapasse R$765 por pessoa. Pois bem, uma das alunas disse que acha justo sim receber a bolsa, olha o que a cara-de-pau diz para justificar: “Esse ano até a gente passou por certas dificuldades. Nem viagem pra praia a gente não foi. Antes era comum de ir.” Coitadinha, deve ter sido muito difícil realmente passar por esse sufoco. Deve ter sido, aliás, a maior dificuldade que ela já passou na vida. O pai da estudante também deu uma justificativa bastante plausível: “Minha renda hoje está UM POUCO acima disso. Nunca mais ninguém pediu pra a gente estar fazendo isso ou aquilo, apresentando esse ou aquele documento.”
As outras estudantes também deram justificativas pífias. O detalhe é que todas elas têm parentes que são funcionários da faculdade, mas o diretor disse que isso é mera casualidade, que as garotas estão lá porque tem vaga sobrando. Questionado sobre a necessidade de preencher essas vagas de qualquer jeito, o diretor disse que não estava prejudicando ninguém. Boa resposta, bastante consistente, digna mesmo de um diretor de faculdade.


O pior é que quando o estudante realmente precisa da bolsa, ele leva muito tempo para provar, isso quando consegue. Mas isso já era de se esperar. Esse programa já começou fadado à falcatrua, como tudo no Brasil.


Infelizmente, esse é o perfil da grande maioria dos brasileiros. Os mesmos brasileiros que reclamam dos políticos esquecem que os políticos nada mais são que cidadãos brasileiros. Ora, se o próprio cidadão é desonesto, corrupto, safado, como pode exigir que os políticos sejam diferentes? O cidadão ladrão de hoje é o político ladrão de amanhã. O brasileiro não resiste a uma sonegaçãozinha de impostos, a uma roubadinha no trânsito, a uma carteirinha de estudante falsa, a uma aposentadoria por invalidez forjada, a uma furadinha de fila, não é verdade? Agora, imaginem se aparecesse, assim, como quem não quer nada, um mensalão na conta bancária (ou na meia, na cueca, não importa), quem resistiria?


Acredito que essa geração já esteja totalmente perdida, mas ainda pode-se fazer alguma coisa pela próxima. Povo honesto da atual geração: uni-vos! Povo desonesto: reveja seus conceitos!


E a galera fica toda orgulhosa porque podemos ter mais um “santo” brasileiro, vamos sediar a Copa e as Olimpíadas, temos uma “maravilha do mundo moderno”, temos as mulheres mais “gostosas” do mundo. Essas são as nossas maiores virtudes. Tá bom pra você?

6 comentários:

  1. Pois é, esta reportagem tb me fez pensar... Essas 300,00 que manteriam um estudante carente, para elas serve apenas para a gasolina do carrão.
    Piada nosso povo!

    ResponderExcluir
  2. Rafaiela

    É realmente uma tragédia, e uma pena também. Não acredito que a coisa possa melhorar, pelo contrário, acho mesmo que é daqui pra cada vez pior. O ideal é continuar criando os filhos pra serem honestos e cidadãos, mas também mostrar a eles que eles tem direitos e tem como reclamar quando se sentirem de alguma forma prejudicados.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu fico muito revoltado com isso! PQP
    Será que o povo não tem cabeça? Tanta gente precisando e eles ainda vem com essa desculpa de que tinha vaga sobrando! Não! Isso é totalmente revoltante!
    A garota não vai mais pra praia é? queria ver se ela precisasse pegar onibus lotado todos os dias... ai sim ela ia ver o que ruim... não vai mais na praia, aff.. sem mais comentarios pra esse povo idiota.

    gostei do teu blog!
    Abraços
    www.thepiratex.net

    ResponderExcluir
  4. Parabéns adorei o blog

    http://flordelis02.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Rrrrfaiela, tô amando o seu blog sabia? Muito bom, vc escreve muito bem e tem os mesmos pontos de vista que eu...qto ao Fantástico, deixei de ver há tempos...

    ResponderExcluir
  6. É isso... como diz Zazo: "é uma pena". Mas, as meninas são jovens ainda, estão errando através de estímulos por péssimos exemplos... dos pais, dos parentes. Quem sabe vindo a tona esse fato, desperte nelas a moral e a honestidade. Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...