19 de maio de 2010

Breve comentário sobre a CRASE

A crase nada mais é do que a junção da preposicão a com o artigo definido feminino a(s), ou com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo. Portanto, quando a peposição a é sucedida por (SOMENTE) uma dessas palavras, usamos o acento grave no a ao invés de repetir a vogal.
Assim:
a + a = à
a + as = às
a + aquele = àquele / a + aqueles = àqueles
a + aquela = àquela / a + aquelas = àquelas
a + aquilo = àquilo


DICAS:

1. Crase é o nome do fenômeno, o nome do acento é GRAVE.
2. Não confunda acento grave [`]com acento agudo [´], a forma [á] NÃO EXISTE.
3. Não se usa o acento grave antes de palavras masculinas, a não ser que exista alguma palavra feminina não mencionada (elíptica, oculta), ou seja, é melhor não usar. O que eu quero dizer é que não existe: à todos, à ele etc.
4. Não se usa [à] antes de plural, para isso temos a forma [às] (se for o caso).
5. Não existe crase antes de verbo. Não existe "à partir", "à esperar" etc.

Resolvi escrever sobre isso porque percebi que esse é outro fenômeno que está rondando por aí. Se encontrar mais equívocos recorrentes, atualizo o post.




7 comentários:

  1. Muito bem. Agora uma coisa que não tem a ver com crase.
    Um erro cada vez mais comum é que algumas pessoas terminam alguns verbos com R, tipo: "Já transferiR o dinheiro pra sua conta", ou, "ontem sentiR muito frio". Não sei como explicar pra algumas pessoas que está errado, elas não conseguem entender. Normalmente digo assim: Olha, se a coisa aconteceu no passado não tem R no final. (sei que essa não é a regra correta mas ajuda as pessoas a aplicarem corretamente) Tenho alguns amigos que passaram a escrever corretamente após seguirem essa dica.

    ResponderExcluir
  2. hehehehe sensacional! Já vi muito disso tmb, mas acho q é mais coisa daí. Vou fazer um post sobre isso. Vou pegar sua dica hehehe

    ResponderExcluir
  3. Hummm ótima dica...
    Esses lembretes sempre ajudam muito!
    Parabéns

    http://flordelis02.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkk, realmente essa de Zazo foi sensacional, também escuto muitas pessoas falarem assim, eu ri demais. Espero que as pessoas só falem assim, não escrevam. Gostei Fá, sou péssima nisso, tô aprendendo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Talvez assim, quem sabe, algumas pessoas fiquem sabendo que esse fenômeno existe e precisa ser usado de vez em quando. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Esse post veio na hora certa, eu estava cheia de duvidas quanto a tal da crase, e até que deu pra me esclarecer, só me confirma, está certo escrever "De menina à mulher" que ´o nome do meu blog?
    Empreguei a crase corretamente?

    Obrigada pela atenção.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam! Que bom que vc gostou do post! De vez em quando vou postar coisinhas sobre LP. Acho q o próximo post vai ser sobre este/esse, só q vou ter q pesquisar, pois não sei usar corretamente hehehe. Bom, respondendo à sua pergunta...
    O correto seria "De Menina a Mulher", sem acento, já q a idéia é de uma passagem da fase menina p/ a fase mulher, então, não usamos o artigo "a", apenas a preposição "a". Para ficar mais fácil de entender, é só trocar a preposição "a" por outra. Por exemplo, vc escreveria "De Menina até Mulher"(sem artigo) ou "De Menina até a Mulher"(com artigo)? Se a resposta for a primeira opção, não se coloca acento, pois não há crase, ou seja, não há junção de duas letras "a". Expliquei direito? Ou ficou confuso? Lendo agora achei meio confuso. Se ficou, posso tentar de novo, é só dizer!
    Beijinho

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...