27 de abril de 2010

O Subjuntivo Vive!

Desde que vim morar em Sampa, percebi esse estranho fenômeno: a "morte" do subjuntivo. Não sei se é só em São Paulo, ou se a moda já se espalhou para outros cantos do Brasil, ou quem sabe nem tenha surgido aqui, enfim, o importante é que o subjuntivo ainda existe! A forma usada nas ruas ainda não é reconhecida pelas gramáticas, não faz parte da norma culta, ou seja, você pode não tirar uma nota boa na redação do vestibular, pode não conseguir aquele emprego, pode ser desacreditado no ambiente profissional por conta disso. Então, vamos entrar na campanha “Vida ao Subjuntivo!”.
Aqui vai um esquema para quem não sabe ou para quem se esqueceu:


Presente do Subjuntivo


1ª Conjugação
Procurar


Que eu procure
Que tu procures

Que ele (a)/você/a gente procure
Que nós procuremos
Que vós procureis
Que eles(as)/vocês procurem




2ª Conjugação
Fazer

Que eu faça
Que tu faças
Que ele (a)/você/a gente faça
Que nós façamos
Que vós façais
Que eles (as) façam


3ª Conjugação
Partir


Que eu parta
Que tu partas
Que ele (a)/você/a gente parta
Que nós partamos
Que vós partais
Que eles (as) partam




Alguns exemplos:


"Você quer que eu procure?” no lugar de “Você quer que eu procuro?”
“Você quer que ele faça?” no lugar de “Você quer que ele faz?”
“Você quer que eu parta o bolo?” no lugar de “Você quer que eu parto o bolo?”


Não estou querendo com este post alfabetizar ninguém. Só me preocupei porque percebi que algumas pessoas estavam, realmente, achando que o subjuntivo estava morto. Sabendo-se que ele permanece vivo, pode-se fazer o que quiser, inclusive, ignorá-lo. Saber nunca é demais.


“O importante é saber, para errar com propriedade.”
(assim que souber de quem é a autoria da frase, coloco aqui)

6 comentários:

  1. Nossa, pior que é verdade mesmo! Tenho uma amiga de sp e ela fala assim mesmo "quer que eu faço?", não deixa de ser engraçadinho as vezes, contanto que se saiba a forma correta, não? hehe
    Adorei seu blog!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Mas por que você não quer que eu PRONUNCIO as palavras assim?
    kkkk! Adorei, blogueira!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, menina. Vc quer q eu AGUENTO com isso? kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Menina! Vc é impossívellll..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Entrei aqui só para dar uma olhada, quando te vi na rede. Adorei você falar sobre a falta de subjuntivo em Sampa, uma das catástrofes paulistas contra a qual eu luto... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Apoiada! hehehehe Mas isso é mais coisa de paulista. Aqui até que o pessoal emprega direitinho o subjuntivo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...